segunda-feira, 7 de junho de 2010

2º Encontro em células nos municípios

OLá no dia 25 de maio em Paracuru nos reunimos em células para debater sobre o trabalho de pesquisa, agora no segundo módulo de nosso curso, desta vez, a convite do coordenador local, Fco Hermanegildo, esteve presente o CAE (Conselho de Alimentação Escolar), que após visitar as escolas de nosso município trouxe um relatório final para enriquecer nossos trabalhos, foi bem interessante, segue abaixo a ata do encontro que nossa célula após comum acordo, concluiu:

ATA DO SEGUNDO ENCONTRO EM CÉLULA NOS MUNICÍPIOS


Aos vinte cinco dias do mês de maio de dois mil e dez, às dezenove horas, reuniram-se em, na Secretaria de Educação logrado na rua Ormezinda Sapaio Centro, os trinta e oito cursistas do município de Paracuru, na qual estavam presentes os representantes do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), composto pelos seguintes membros: Antonia Marta Martins de Sousa Damasceno (presidenta), Valdemar Amaro (representante de pais), Roberto Sérgio Leonílio de Moraes (secretário), Timóteo Barros Dias (representante de alunos), Jurandi Soares Moura (sociedade civil) Maria José Leite Neri (representante dos funcionários), Irismar (representante de pais), os mesmos foram convidados pelo coordenador de nossa turma em Paracuru, Francisco Hermenegildo da Silva para nos dar um suporte para nosso trabalho de pesquisa. A Presidenta Marta Damasceno iniciou sua fala explicando a função de cada membro do conselho e de sua importância na gerência da merenda escolar. Em seguida, relatou-nos sobre uma pesquisa realizada em trinta e cinco escolas do município, nos dias vinte a vinte e cinco do mês de maio do corrente ano, sendo entrevistados quatrocentos e vinte alunos das escolas visitadas e alguns servidores. De acordo com o que foi apresentado através de fotos, slides,e o relato dos membros constatamos que a maioria das escolas estavam dentro da normalidade, que todas as escolas se encontravam em boas condições de higiene e apenas algumas apresentavam deficiência em sua estrutura física. Mediante depoimento de alunos e servidores entrevistados, concluímos o seguinte, o cardápio poderia ser bem mais diversificado, inclusive, substituindo alguns alimentos como o cural de milho, que não teve boa aceitação, por outros sugeridos pelos próprios alunos como queijo, tapioca peixe e frutas. Obtivemos informações na secretaria, que em agosto, vai ser inserido no cardápio, produtos da agricultura familiar; acreditamos que contemple a solicitação dos mesmos. Dando-se por encerrada a reunião às vinte e uma horas, ficando a critério de cada micro-célula um novo encontro para a conclusão dos trabalhos. Nesta oportunidade nossa célula formulou as perguntas da entrevista, para serem realizadas nas seguintes escolas, E.M.E.I.F Isac da Rocha – Quatro Bocas, E.M.E.I.F Domingos Matias – Grossos E.M.E.I.F Rufino Vieira – Poço Doce. Nosso segundo momento de encontro da célula, aconteceu no dia três de junho ,que iniciou às treze horas e concluímos o trabalho às dezoito horas. Primeiramente cada membro da célula apresentou os resultados das entrevistas realizadas em suas respectivas escolas onde debatemos, questionamos e formatamos o trabalho da célula. Sem mais para tratar demos por encerrado o encontro. Eu Gilvan Barbosa de Moura, Wysteradames Oliveira Barros, Antonio Ney Gomes de Almeida, Mirta de Freitas Barros e Maria Elaine Braúna.

No segundo encontro em células menores, tratamos da eleboração das indagações que serviriam de base para nossa pesquisa nas áreas das Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia:

GEOGRAFIA: Na estrutura das escolas, apresenta espaço físico adequado para o armazenamento da merenda escolar? Justifique.
R- Não. Das quatro escolas visitadas, duas apresentam espaço físico inadequado para o armazenamento da merenda escolar, por serem escolas de construção antigas e não foi construído um espaço físico adequado e nem recebeu reforma. As outras duas escolas estavam segundo os padrões exigidos, de armazenamento segundo a vigilância sanitária.
HISTÓRIA: Em que momento histórico, foi implantado a merenda escolar? E por quê?
R- A campanha Nacional da merenda escolar começou em 1955, de acordo com o Decreto nº 37.106 de 31/03/1955. Para contribuir na superação do baixo rendimento e na redução da evasão escolar.

FILOSOFIA: A escola tem participação na escolha do cardápio da merenda escolar? Justifique
R - Sim. Porque o Conselho da Merenda Escolar é escolhido de forma democrática com a participação da sociedade civil, representantes de pais, alunos, servidores e governo. Esse conselho atua como órgão fiscalizador, visitando as escolas.

SOCIOLOGIA: A escola têm se preocupado com a nutrição, nas diversas faixa etária dos alunos? Justifique.
R - Não. Nas escolas visitadas é servida a mesma merenda para todas as faixas etárias. De forma geral as Políticas Públicas Sociais, não visa eliminar a desnutrição infantil no Brasil, buscando apenas suprir 15% das necessidades nutricionais diárias da criança.


Em anexo algumas fotos registradas peloa equipe do CAE durante as visitas
OBS: As datas não estão configuradas de forma correta, as fotos são atuais





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