sábado, 17 de abril de 2010

1º Encontro em Células em Paracuru

O curso de Especialização em Motodologia do Ensino das Ciências Humanas e Sociais, apresenta uma cargo horária composta não só por encontros presenciais, sua metodologia também é composta de estudo virtuais por meio do ambinte SOCRATES, onde podemos postar nos forum e portfólio nossos trabalhos após arduo estudo, temos ainda os encontros em CÉLULAS em cada município, onde todo grupo se reuni para discutir e definir metas na realização do trabalho de campo, no caso, nesse primeiro momento uma pesquisa explorando a Merenda escolar focada na criança.
No ultimo dia 27/03 nos reunimos todos os 38 professores educandos do curso em uma escola local de nosso município, devido a divisão realizada pelo núcleo coordenador do curso o que nos levou a ficar em salas separadas, sendo que em cada sala é ministrada por um tutor e cada um tem autonomia em sua sala para direcionar sua turma à seu critério, causou um certo desencontro, o que nos levou a decidir que ficariamos em plenária somente no momento dos informes gerais, para realização dos trabalhos direcinados pelos tutores cada célula desenvolveria conforma orientação de seu tutor em células menores.
Nossa tutora Ieda Prado nos orientou, a realizar a ata da reunião e a elaborar as questões referente a remerenda escolar, focada na visão da criança, nas respactivas áreas de fomação das humanas (filosofia, sociologia, história e geografia).
O encontro foi dividido em duas etapas, algo que ficou decidido pela maioria em plenária, no 1° que aconteceu no sábado dia 27/03 onde traçamos metas como já mecinei, no 2° no sábado seguinte no dia 03/04 onde apresentamos os trabalhos realizados e como foram executados.
Nossa célula após longo debate articulou duas perguntas para cada área, totalizando oito perguntas, que foram:
(Obs: As perguntas já estão com o resumo das respostas das crianças entrevistadas)

História:

1 - Você gosta do cardápio que é servido na sua escola? Desse cardápio, do que você gosta mais?

Sim . Sopa por ser mais gostosa e nutritiva



2 - Se você pudesse, mudaria o cardápio de sua escola? Como?

Sim. Incluía sanduíche, iogurte ,frutas, por acharem mais nutritivos e saborosos que a sopa.



Geografia:

3 - Costuma faltar merenda escolar em sua escola? Caso falte, você sabe o motivo?

Sim. Por muitas vezes faltar água na escola e também por muitas vezes o transporte atrasar.

4 - Na sua escola há refeitório? Como você merenda?

Não. Uns sentam nas calçadas, outros lancham em pé ou ou debaixo das árvores.

Sociologia:

5 - Qual a importância da merenda escolar?

Acho que a merenda é importante porque existem crianças que saem de casa sem tomar café e a merenda escolar é a única refeição que elas dispõem.

6 - Você considera a merenda escolar importante para seu desenvolvimento, por quê?

Sim. Porque a alimentação na fase da adolescência é muito importante para o nosso desenvolvimento físico e mental.

Filosofia:

7 - Você considera sua merenda de boa qualidade?

Mais ou menos. Poderia ter outros tipos de merenda.

8 - Você costuma repetir a merenda escolar? Por quê?

Sim. Muitas vezes não têm o que comer em casa, e as vezes o que tem não satisfaz a sua fome .

 
Além desse trabalho também realizamos a ATA do encontro, como já fopi mencionado, que postamos logo abaixo observem:

ATA DO ESTUDO EM CÉLULA

MUNICÍPIO DE PARACURU

ATA DA REUNIÃO DA CÉLULA "D"

Aos vinte e sete de março de dois mil e dez, ás nove horas e cinco minutos, reuniram-se na Escola de Ensino Médio Hermínio Barroso, os trinta e oito cursistas do município de Paracuru, com o objetivo de traçar planos de ação, para desenvolvermos as atividades relacionadas à pesquisa de campo sobre as Políticas Públicas Nacionais do SAN (segurança alimentar e nutricional). Depois de um breve comentário sobre as atribuições de cada comunidade de como seria desenvolvidas as pesquisas, nos dividimos em micro- células, para desenvolvermos as atividades propostas por nossa tutora; à mesma nos orientou á formular perguntas, fundamentadas nas áreas contempladas pelas humanas, enfocando nesse primeiro momento à criança. Após longa discussão sobre o tema, nossa célula concordou na formulação de duas perguntas para cada área; combinamos ainda que cada componente da célula realizaria uma pesquisa com os educandos em suas respectivas escolas. Nossas atividades presenciais este dia foram encerradas ao meio dia. No dia primeiro de abril às oito horas da manhã, todo o grupo reuniu-se novamente, agora na Secretaria de Educação do município, onde cada célula fez a apresentação de seu trabalho para os demais. Nossa célula em especial fez o levantamento das pesquisas, reunindo todas as informações em um só trabalho, expondo através de tabelas e gráficos, registrando também este momento através de fotos e vídeos. Os questionamentos foram levantados nas seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Isac da Rocha, - Quatro Bocas, Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Domingos Matias- Grossos, Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sabino Alves Braúna- Recanto, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Sales - Sede; nosso público alvo foram crianças de oito a doze anos e o total das mesmas foram cinqüenta e oito crianças. Fazem parte desta célula: Jonatã Wysteradames Oliveira Barros, Gilvan Barbosa de Moura, Antonio Ney Gomes de Almeida, Mirta de Freitas Barros e Maria Elaine Braúna.

2 comentários:

  1. Adorei a foto... obrigada por permitirem que tenha feito parte da história de vocês... desejo tudo de bom nos trabalhos do Humanas.

    Um abraço a todos e todas,

    Ieda Prado

    ResponderExcluir
  2. eu simplismente amei a foto e ia ainda mas se vocês estivessem nela!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir